Inteligência artificial define preço dinâmico
Como a Inteligência Artificial está revolucionando as estratégias de precificação dos Estacionamentos Norte Americanos.
A definição de preço nos estacionamentos por meio da inteligência artificial já é realidade nos EUA. Comumente chamado de Preço Dinâmico no Brasil os estacionamentos norte americanos já usufruem da mesma tecnologia para atualizar em tempo real o preço da fração. Fantástico não é mesmo? Algoritmos que cruzam a informação de ocupação das garagens com o preço médio da região definem de tempos em tempos um novo preço para o estacionamento.
No Brasil essa inovação com certeza deve encarar alguns desafios, como por exemplo explicar a um usuário que o preço que ele está pagando na retirada do carro, diz respeito ao da hora da entrada do veículo e não ao da saída que já pode ter sido alterado pelo algoritmo.
A legislação brasileira não define a periodicidade de atualização de preços para os estacionamentos rotativos o que gera uma brecha para a implantação da nova metodologia de precificação. Um jargão bastante conhecido nas startups é “A INOVAÇÃO VEM ANTES DA LEGISLAÇÃO”, ou seja, qualquer ganho para a sociedade deve ser amparada pelos órgão reguladores quando isentos de influência do setor privado.
Organizar os estacionamentos em uma mesma base de dados ainda é um desafio muito grande para as empresas de tecnologia, mas que podem trazer um ganho significativo na hora de encontrar a melhor vaga para estacionar.
A Rede Rodo Park realiza promoções relâmpagos em seus estacionamentos de acordo com a ocupação interna e agora já está buscando desenvolver seu próprio algoritmo de precificação e automatizar essa prática juntamente com seus fornecedores. Em breve telões de LED serão expostos em suas unidades em detrimento das arcaicas tabelas de preço.
Então lembre-se, pensou em estacionar com segurança e praticidade #ConsulteARodoPark.
Henrique Soares
CEO Rede Rodo Park